Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

COP26: 97 países se comprometem a reduzir emissões de metano em 30% até 2030

Acordo pode evitar até 0,5ºC de aquecimento

Em iniciativa global para reduzir em 30% as emissões de metano até 2030, em relação aos níveis de 2020, 97 países aderiram ao Compromisso Global do Metano nesta terça-feira (2).

O metano é 80 vezes mais potente na elevação das temperaturas da Terra que o dióxido de carbono (CO2), sendo responsável por 30% do aquecimento global desde os tempos pré-industriais.

Produzido no aparelho digestivo do gado e em processos naturais, mais da metade do gás tem origem em atividades humanas, como os resíduos de aterros sanitários e a produção de óleo e gás. Como o metano tem vida mais curta na atmosfera que o CO2, o acordo, se for cumprido, será uma forma eficaz de desacelerar as mudanças climáticas no curto prazo. Analistas dizem que poderão ser evitados até 0,3ºC de aquecimento até 2040 se as emissões forem reduzidas.

O Brasil é o quinto maior emissor do gás e também se comprometeu com a meta de redução. O acordo ocorreu em meio à COP26 e inclui metade dos 30 principais emissores de metano, que respondem por dois terços da economia global.

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register