Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

Ainda dá tempo

Transição energética e eletrificação do transporte são possibilidades reais de reimaginar o futuro
Shenzhen, Chine: referência mundial em mobilidade elétrica (Pixabay free images)

 

Por Pedro Braga

 

Imagine sair a pé em São Paulo numa terça-feira à tarde e encontrar uma paisagem sonora sem o barulho de motores e escapamentos. É exatamente esse cenário que podemos criar com o fim dos combustíveis fósseis. Existe esse mundo: a eletrificação do transporte pode fundar uma era de cidades mais silenciosas e menos fedidas.

 

As notícias do agravamento da crise climática alimentam um sentimento de medo. É claro que estamos diante de um desafio real e urgente. Mas também é verdade que ainda podemos superá-lo. As necessidades impostas pelo clima podem representar uma oportunidade real de construir um planeta sustentável. E tem muita gente fazendo muita coisa.

 

Decisões políticas ainda podem frear as tendências climáticas previstas. Os relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) que dita o que há de melhor em ciência climática, confirmam que o planeta provavelmente aquecerá cerca de 1,8°C caso os países cumpram as metas de emissões nulas líquidas até 2050. Atualmente, estamos em 1,5°C de aquecimento em relação ao período pré-industrial.

 

A queda nos custos de energia solar e eólica também permite vislumbrar um crescimento no desenvolvimento de energias renováveis. A Agência Internacional de Energia cravou que a capacidade global aumentará mais de 60% até 2026. Nesse ponto, as usinas solares e eólicas já rivalizam na capacidade global com o uso de combustíveis fósseis.

 

As vendas de novos veículos elétricos, que vinham crescendo abaixo de dois dígitos nos últimos anos, também estão decolando e representarão 30% de todas as novas compras até 2030, segundo estimativa da BloombergNEF. Entre janeiro e junho deste ano, 79.304 carros elétricos foram vendidos no Brasil, um aumento de 146% em relação ao primeiro semestre de 2023 e de 288% em relação ao mesmo período de 2022.*

 

O crescimento das energias renováveis e a popularização dos veículos elétricos indicam que há saídas para a crise. É claro que será necessário resolver o desmatamento também. Mas isso é assunto para outra coluna. Existem soluções. A produção de energia limpa e a eletrificação dos transportes são mais que uma necessidade urgente para conter o avanço das mudanças climáticas: são uma oportunidade de reimaginar o planeta. Ainda dá tempo.

 

*InsideEVs / UOL.

 

Fim do medo do fim é um exercício de transformar a narrativa sobre a crise do clima, destacando soluções inovadoras, iniciativas bem-sucedidas e histórias reais de pessoas e comunidades que estão enfrentando as mudanças climáticas, apesar das dificuldades. A coluna reflete o compromisso de dissipar o sentimento de desespero, que surge naturalmente diante das discussões sobre presente e futuro. Isso não significa ignorar a gravidade da crise. Pelo contrário, justamente por reconhecermos a urgência do momento e a necessidade de agirmos de forma rápida e eficaz, é que queremos mostrar que ainda dá tempo. O medo é uma rua sem saída, que paralisa e impede de enxergar outras possibilidades. Há um caminho de superação dessa realidade. Um não, vários. Somados, esses esforços podem nos ajudar a criar um futuro habitável. Queremos te empoderar com informação de verdade — ampliando a esperança frente ao medo.

 

Pedro Braga, jornalista e escritor, cobre a crise do clima e acredita que espalhar informação de qualidade é uma forma evitar a ansiedade climática.

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register