Vou falar hoje das chuvas em Pernambuco, não como meteorologista, mas como pesquisador de comportamento humano na Internet. Há algum tempo monitoramos esse comportamento e, no caso do Fervura, focamos em tudo relativo à mudança climática, eventos do clima, combate às mudanças climáticas e diversas outras combinações de palavras que você possa imaginar. E algo interessante ocorreu durante essas pesquisas…
A apreensão quanto às chuvas e as enchentes no Nordeste em 2022 – de acordo com a APAC (Agência Pernambucana de Águas e Climas) – é justificada, pois se tornou comum chover muito mais que o esperado nos últimos anos. O excesso de chuvas, associado à falta de saneamento, canalizações, de tratamento correto do lixo, tornaram o problema ainda maior e mudaram o comportamento do internauta. Veja:
As enchentes geraram um “boom” nos meses de abril e maio: houve um disparo na busca pelo termo “Mudanças Climáticas”, e assuntos relacionados, no estado de Pernambuco. Uma ferramenta do Google julgou 100% de interesse no termo em diversas cidades naquele estado. Para ter uma ideia, essa porcentagem de interesse é medida em relação a todos os outros estados/cidades do Brasil.
Apesar de todo o estrago e perdas em Pernambuco (e outros locais do Nordeste) esse ano, é interessante observar a mudança de comportamento nas pessoas, cada vez mais preocupadas com a mudança climática, e já vemos a mesma mudança ocorrendo nos estados vizinhos. E a sua busca na internet, também já mudou?