Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

Torta de Climão (extremo) #5

Ano novo, vida mais quente…

Bom, caras e caros leitoras e leitores… como puderam perceber foi necessário um tempo distante daqui. Ondas de calor, viagens a trabalho e fim de ano atrapalhando todo o planejamento. Mas tudo bem, a vida é assim mesmo.

Agora começamos o ano de 2024 e aviso desde já, o ano vai ser quente! Literalmente, pois este ano já começa prometendo ser mais quente de todas eras que a humanidade já viveu.

Nossa… como ela começou otimista (risos), bom, está difícil, mas eu prometo que vou tentar, ok? Pois seguimos todos correndo atrás de coisas enquanto precisamos mesmo é parar de correr!

“O que nós pensamos que precisamos”/ “O que realmente precisamos”

Mesmo assim espero que o Natal de vocês tenha sido bom. Afinal aqui unimos um pouco de política, crítica e memes sobre o clima. E um pouco de paz em tempos de guerra.

2023 foi surreal, mas espera para ver 2024!

O clima, assim como a terra e a natureza não conhece calendário. Mas, dentro dos parâmetros desta nossa calculadora ocidental eurocentrista de tempo, os últimos 9 anos foram (não só 2023) foram os mais quentes da história e já temos indícios de que 2024 vai ser de derreter. Pois, o pessoal do Observatório do Clima deixa isso bem claro neste post:

O correspondente internacional Jamil Chade também explica super bem o que está acontecendo neste belo vídeo que ele postou em seu perfil no instagram . Ele também comenta sobre quão surreal são as (não) atitudes humanas para evitar com que o pior aconteça, tais como colocar para coordenar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP 28, uma autoridade que também é um CEO de uma empresa de petróleo.

Teremos El Niño em ação e o mar cada dia mais alto, invernos e verões com temperaturas mais extremas. Mas o que vai realmente acontecer só saberemos vivendo! Espero que a placa que ficou no meio da enchente no ano passado em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, não seja um sinal… vai saber… aliás se alguém souber por ai de quem é esta foto, por favor avise.

São Sebastião do Caí, o Futuro é Aqui

É ano novo então temos que saber ouvir as previsões!

E não é de horóscopo e nem de signo que estou falando! Mas sim dos alertas dos climatologistas! E nem precisa ser a Márcia Sensitiva para entender teremos problemas com eventos extremos em 2024!

Também não precisa ter bola de cristal para saber que vamos presenciar cenas inusitadas (para dizer o mínimo) como esta vergonha que passou o diretor da defesa civil de Buenos Aires, Alberto Carita, relativizando o alerta laranja emitido pelos meteorologistas depois que uma tempestade devastadora passou pela região do estado da capital Argentina, na noite de 16 de dezembro de 2023, deixando um amplo rastro de destruição, 13 mortos e diversos feridos. O climatologista Matías Bertolloti, do canal Todo Notícias ficou revoltado e ele tem toda razão.

Por falar em Argentina

Um dos motivos do atraso desta coluna foi uma viagem para visitar, justamente, o país vizinho. E por lá uma coisa curiosa que encontrei foi este cartaz colocado na entrada do belíssimo Jardim Botânico de “los porteños” indicando que o local é um “Refúgio Climático” onde a pessoa pode encontrar sombra, locais de descanso e fugir das altas temperaturas.

Placa indicando o “Refúgio Climático”</></>

O lugar é muito bonito, fresco e agradável.</></>

Aliás, falando em El Niño…

</>

Eu comecei a contar uma história no ano passado… e não vou deixar vocês sem o final dela. Só foi uma jogada para deixar leitores mais curiosos, claro. Para quem chegou aqui agora volte duas colunas e vai entender como tudo isso começou. (Torta de Climão (extremo) #2 e Torta de Climão (extremo) #3)

Pois bem… parei de contar a história quando o ônibus parou em meio a estradas inundadas em algum lugar onde era possível almoçar, apesar o enjoo gerado pela cena de biscoitos e salgadinhos jogados em cima daquilo que havia sido eliminado da barriga de quase 40 pré-adolescentes. Pulamos tudo, almoçamos e voltamos para um ônibus limpo, mas agora com cheiros misturados de água sanitária e veja e vômito. Todo mundo algum dia na vida conheceu este mix de sensações.

A viagem milagrosamente seguiu em uma tentativa inútil de ainda chegar nas Missões gaúchas e manter a agenda da escola intacta. No entanto, a enchente era cada vez pior e a única solução encontrada foi dar meia volta. Isso mesmo, voltar, descer a serra retornando à Porto Alegre. Ou seja, fomos obrigados a viver mais umas lindas horas dentro de um ônibus “cheiroso”. Agora um pouco mais calmo, mas descer a serra é tão enjoativo quanto subir, podem acreditar em mim.

Chegamos por volta das 21h (tínhamos saído às 6h) em frente ao colégio, lotado de pais desesperados e preocupados pelo que ocorria com seus filhotes em um ônibus na estrada em meio a enchentes que atingiam todo o estado. Numa época que nem existia celular. Filhos devolvidos inteiros, não necessariamente limpos. Risos.

Sei que o clima atinge pessoas de maneiras muito piores que esta, mas para mim esta história é uma lição de muitas coisas. Uma delas é de que a natureza, tal como comentei antes, não conhece calendário, muito menos o escolar. E que o caos se instala em segundos, basta um vento forte e tudo por ir pelos ares. Mesmo. Ah, e que entupir crianças de café da manhã antes de uma viagem dessas é péssima ideia. Entretanto, como todo ser humano teimoso… alguns meses depois a viagem foi remarcada. Saímos, novamente em dois ônibus rumo às Missões. Desta vez com 80 estudantes de estômago vazio e tempo bom.

Que BBB que nada!

Abri a coluna com um dos retratos que mais amei fazer na vida, da líder indígena Txaí Surui porque saíram vários posts especulando que ela estaria entre os cotados para ficar enfurnada na Casa do BBB25 que começa agora dia 8 de janeiro. Foto aliás que já foi publicada na Revista TIME (NY) e na The Times Magazine (Londres).

Pois Txaí anda bem ocupada mas indo para Los Angeles para a cerimônia do 75ª Emmy Awards, que acontece no dia 07 de janeiro. Txaí concorre com documentário “O Território”,do qual é produtora, indicado em três categorias de não ficção: cinematografia, melhor direção e mérito excepcional (produção). Boa sorte par Txaí, Neidinha e toda família Suruí! Que venham estes prêmios para o Brasil! Quem não viu ainda vale ir atrás! É um belo documentário!

</>

E, antes de ir, só uma nota rápida.

Infelizmente perdemos no fim do ano passado o genial Nego Bispo. Um grande escritor e filósofo de nossos tempos. Deixo aqui uma fala dele em conversa com o também genial Ailton Krenak. Nego Bispo questionava com maestria o modelo de sociedade no qual vivemos. E, ele tinha muita razão. vai fazer falta.  Esta fala é sobre o desenvolvimento e o envolvimento

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

Parcerias

aceleração

You don't have permission to register