Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

A crise do clima vai para Hollywood

Vejam só a manchete da revista Variety, do business e bastidores de cinema e TV: “ONG Good Energy (Energia Boa) publica guia de como incluir a mudança climática nas histórias de Hollywood”.
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em "Não Olhe para Cima" / Foto: Niko Tavernise/Netflix
Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em "Não Olhe para Cima" / Foto: Niko Tavernise/Netflix

Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em “Não Olhe para Cima” / Foto: Niko Tavernise/Netflix

 

Quando digo que a emergência climática já vai modificar quase tudo nas nossas vidas os meus amigos e interlocutores me olham com desconfiança. Mas vejam só a manchete da revista Variety, do business e bastidores de cinema e TV: “ONG Good Energy (Energia Boa) publica guia de como incluir a mudança climática nas histórias de Hollywood”.

Já li um bom pedaço deste guia no inglês original. É sensacional. Dá dicas para os criadores de ficção de como abordar a crise do clima com propriedade. Explica possíveis enredos, personagens, aborda a psicologia, a vanguarda da ciência e potenciais impactos dramáticos  (reais) como ataques de escorpiões e “neve de sangue”. A ideia é fornecer ideias e subsídios “de verdade” para ajudar na construção de narrativas “de ficção”. 

O clima já vai modificar os filmes do streaming.

A cabeça humana organiza o conhecimento em narrativas. Há um consenso amplo de que é preciso contar mais histórias narrativas sobre a emergência climática. Não é tão fácil fazê-lo quanto pode parecer, no entanto. Hollywood não é povoado por cientistas do clima. Daí a importância deste guia para “criativos” em geral. Montar o guia deu trabalho. A ONG Good Energy entrevistou mais de 100 roteiristas, cientistas, diretores e executivos na indústria do audiovisual e chamou os universitários (via USC) para analisar 37,453 roteiros de TV e cinema. Descobriram que apenas 1.046, ou seja, 2,8%, mencionam uma palavra chave do universo da emergência climática. 

Hollywood pode fazer melhor pelo clima, enfim. E este guia veio para ajudar. Como mostrou o sucesso imenso de #NãoOlhepraCima, o segundo filme mais visto na história de Netflix, há demanda pelo tema quando é bem apresentado. Adam McKay, o diretor do filme, faz questão de dizer que para combater a crise do clima precisamos de muito mais filmes com o tema da emergência climática. Nas palavras dele: “É a maior história dos últimos 66 milhões de anos”. Conheça o guia (em inglês): https://www.goodenergystories.com/  

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register