O Google anunciou no dia 7 de outubro que não vai mais exibir anúncios em vídeos ou páginas com conteúdo de negacionismo climático. A medida passa a valer a partir do próximo mês.
Com isso, canais do YouTube e blogs que apresentem conteúdos contrários ao consenso científico a respeito das mudanças climáticas deixarão de ser remunerados pela empresa.
Não serão monetizados conteúdos que questionam a influência humana no aquecimento global, ou promovem teorias de conspiração sobre a ciência do clima.
Uma semana antes, o Google baniu do Youtube vídeos com informações falsas contra vacinas. A meta, segundo a empresa, é diminuir os incentivos na divulgação de informações falsas.
Confira um trecho do comunicado da empresa:
“Nos últimos anos, ouvimos diretamente de um número crescente de nossos parceiros de publicidade e editores que expressaram preocupação sobre os anúncios que veiculam ou promovem alegações imprecisas sobre as mudanças climátic as. Os anunciantes simplesmente não querem que seus anúncios apareçam próximos a esse conteúdo. E os editores e criadores não querem que anúncios promovendo essas declarações apareçam em suas páginas ou vídeos.
É por isso que hoje estamos anunciando uma nova política de monetização para anunciantes, editores e criadores do YouTube do Google que proibirá anúncios e monetização de conteúdo que contradiga um consenso científico bem estabelecido sobre a existência e as causas das mudanças climáticas. Isso inclui conteúdo que se refere às mudanças climáticas como uma farsa ou fraude, alegações que negam que as tendências de longo prazo mostram que o clima global está esquentando e alegações que negam que as emissões de gases de efeito estufa ou a atividade humana contribuem para as mudanças climáticas.”