Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

São Sepé (RS) é o segundo município brasileiro a declarar emergência climática

Contra lobby carvoeiro, prefeito João Luiz Vargas (PDT) afirma que a intenção é “evitar o êxodo rural e a formação de um cinturão de miséria na cidade”

Decreto da prefeitura municipal de São Sepé – cidade que fica no centro do estado que concentra mais de 90% das reservas de carvão do país, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil – determina a participação pública para “a transição para uma economia livre de combustíveis fósseis e no planejamento e implementação local de políticas públicas para mitigação e adaptação às mudanças climáticas”.

 

O documento foi elaborado com o auxílio técnico da organização global de campanhas pelo clima 350.org e conta com o apoio do grupo São Sepé Sustentável – ambos movimentos atuam na luta contra a crise climática.

 

Com uma economia ainda baseada na agropecuária, a cidade de 23 mil habitantes tem regiões degradadas pela exploração de ouro feita até a década de 80 – e busca evitar que o mesmo se repita com o carvão.

 

No Brasil, apenas as prefeituras de São Sepé e do Recife reconhecem formalmente a emergência climática. O decreto da cidade gaúcha estabelece como prioridade a busca por investimentos em energias renováveis e uma usina de energia solar já está em construção no município. A prefeitura prevê ainda investimentos relacionados ao setor eólico.

 

Texto: @xpedrobraga

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register