Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

Corredor ecológico

Compra de fazendas por 15 latifundiários visa criar uma área de preservação do Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Os empresários e produtores rurais envolvidos prometem a exploração sustentável de uma área equivalente ao tamanho da cidade de Macapá – ainda em 2021.

A ideia é atrair fazendeiros vizinhos para formar um grande pedaço de terra, privado, destinado à conservação e exploração sustentável do bioma.

O projeto nasceu a partir da compra da fazenda Santa Sofia (34 mil hectares) em outubro de 2019. Localizadas em Aquidauana (MS), as terras foram adquiridas com recursos captados por oito pessoas físicas – seus nomes não foram revelados.

Além desses 34 mil hectares, o corredor ecológico já conta com mais 53 mil hectares do Refúgio Caiman, em Miranda (MS), de Roberto Klabin, e 33 mil hectares da Fazendinha, de Teresa Bracher, em Aquidauana (MS).

Os integrantes do projeto prometem diversificar culturas além das tradicionais (criação de gado e produção agrícola), comercializar créditos de carbono e contribuir com o incentivo à pesquisa na região. No total, já somam cerca de 327 mil hectares, ou 3.270 quilômetros quadrados.

Nem todos os pedaços de terra estão conectados, mas a intenção é formar uma unidade de conservação dentro do bioma. O desafio é chegar à meta de 600 mil hectares preservados em 2021 e ainda depende de medidas legais e negociações políticas.

Texto: Pedro Braga

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register