f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Na Suíça as árvores crescem durante a noite

É um equívoco comum pensar que as árvores crescem durante o dia. Uma pesquisa conduzida pelo Swiss Research Institute WSL mostra que o crescimento das plantas ocorre principalmente no escuro. Isso porque, durante o dia, o ar seco inibe esse crescimento – mesmo em condições de solo úmido. 

 

No primeiro grande estudo do mundo sobre o crescimento do caule radial, os cientistas analisaram dados registrados por 8 anos em 170 árvores de 7 espécies comuns, localizadas em 50 locais em toda a Suíça, e descobriram que a umidade do ar é a chave para o crescimento das árvores: o crescimento do caule é mais sensível à secura do ar do que à fotossíntese.

 

“Em outras palavras, as árvores param de crescer para evitar que a fotossíntese seja inibida”, afirma Roman Zweifel, cientista-chefe do estudo. Isso explica como os vegetais são sensíveis aos diferentes fatores climáticos que envolvem o dia e a noite: o ar seco do dia é prejudicial para o crescimento do caule, enquanto a noite, mais úmida, contribui para o aumento de tamanho das árvores.

 

Essas descobertas podem mudar a maneira como olhamos para o impacto das mudanças climáticas nas florestas, em particular para prever o “sequestro” de gases de efeito estufa pelas florestas. Se até as geladas noites suíças favorecem o crescimento das plantas, por que não plantar cada vez mais árvores nas cidades?

 

Texto: Pedro Braga

Na Suíça as árvores crescem durante a noite

You don't have permission to register