A primeira caminhonete elétrica da Ford já tem garoto-propaganda: Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fez um test-drive e prometeu incentivos ao mercado de veículos elétricos.
O diferencial da Ford F-150 elétrica é o sistema Pro Power Onboard, que permite que a caminhonete se torne literalmente uma central elétrica, podendo alimentar todo tipo de equipamento – até mesmo uma casa durante três dias, segundo a fabricante. (Também será possível utilizar um smartphone no lugar da chave do veículo)
Haverá duas versões com baterias diferentes: uma com autonomia de até 370 km e outra com cerca de 500 km de alcance.
Um carregador rápido de 150 kW permite recuperar de 15% a 80% da carga em cerca de 40 minutos (ou em até 8 horas utilizando uma ‘wallbox’ doméstica).
O início das vendas está previsto para o segundo trimestre de 2022 nos Estados Unidos. O preço da Ford F-150 Lightning 2022 será de US$ 39.974 (R$ 210.300) que pode ser menor em caso de incentivos do governo.
Fala-se já de uma guerra de picapes entre esta da Ford e o futurista CyberTruck, da Tesla, previsto para o último trimestre de 2022.
Texto: Pedro Braga