Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

Torta de Climão (Extremo) na COP30!

Reunião dos povos indígenas com o presidente da COP, André Corrêa do Lago e a ministra Sônia Guajajara.

“Os invasores estragaram a alma da floresta. Criaram muito lixo. Quem inventou isso de mudanças climáticas foram os americanos, cadê eles na mesa de negociação, não estão aqui”

David Kopenawa

Caminhos da COP30, ou melhor, caminha pela COP30, caminha caminha caminha caminha…

Chegando a conclusão que, talvez, a COP seja mesmo uma maneira da OMS tirar do sedentarismo líderes, autoridades, embaixadores e diplomatas e jornalistas, porque tudo aqui é longe, longe mesmo.

Brincadeiras a parte… nesta primeira semana é notável como poucos conseguem fugir da agenda de sempre. O corporativismo ainda domina a pauta central mesmo que estejamos falando sobre florestas em plena floresta Amazônica e com a maior presença indígena da história. Com muitos pedidos pela demarcação de terras, como o de Angela Kaxuyana da TI kaxuyana Tunayana, um pedido das organizações Indígenas AIKATUK, CGPH, APIM, APITMA, ASPIARIN E AMIRMO, em nome dos representantes dos povos Katxuyana, Tunayana, Kahyana, Txikiyana,Mawayana, Waiwai, Hixkariyana, e demais yanas do Médio e Alto Rio Trombetas/PA.

Nara Baré e a liderança Angela kaxuyana, pedem pela demarcação da terra Kaxuyana Tunayana

No entanto temos algumas exceções na mídia, entre elas recomendo que ouçam a rádio do Vozes do Planeta em parceria com a Suamúma! Tem entrevistas interessantes todos os dias para quem quer entender mais sobre mudanças climáticas e suas muitas facetas todos os dias 9h30 da manhã!

Ah, e falando em mudança climática, talvez a melhor coisa que realizar uma COP em Belém pode fazer é obrigar os tomadores de decisão a sentirem um pouco da realidade, o calor, a umidade, excesso de chuva e sol e os efeitos que já sentimos do que será nosso futuro. Nem que seja só de caminhar da porta do hotel até o carro.

Nos pavilhões mesmo com ar condicionado faz muito calor. Um dia pela manhã caminhei tanto para conseguir uma água que pensei… opa, bom, a COP na Amazônia já é uma experiência de vivência do futuro.

O calor foi tanto que a Folha de S. Paulo fez uma matéria falando até em atendimentos médicos: Calor na COP30 é alvo de críticas e movimenta ambulatórios – 13/11/2025 – Ambiente – Folha

E, apesar de todo o lobby e da pressão para manter o sistema funcionando como está, ou seja, destruindo o meio ambiente, aqui também tem muita gente boa que luta de verdade pelo nosso querido planetinha! Assim começamos nossos registros das presenças climáticas!

Nossa coluna de Clima Social!

As jornalistas mais talentosas que conheço Paulina Chamorro do Vozes do Planeta e Maria Fernanda Ribeiro, da Nia Tero.

O líder indígena Beto Marubo e o jornalista da Globo News André Tirgueiro.

E hoje também foi dia de reunião dos povos indígenas com o Presidente da COP30 André Corrêa do Lago, a ministra Sônia Guajajara e a autoridade da UNFCCC. Um encontro para ouvir as reinvindicações dos povos originários do mundo que exigiram maior acesso e facilidade para receber financiamentos. Um encontro que, até o momento, me parece inédito e importante, nesta que é a COP com maior registro da presença de povos indígenas na história. Dentro da zona azul há registro de 900 integrantes destas delegações.

E a música do momento, vai ser a do Gil mesmo, Andar com Fé, porque só andando com muita fé para acreditar que a humanidade vai mudar, e porque ele está aqui em Belém participando de diversas atividades durante esta COP.

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register