Preparem-se que a Torta hoje está animal! Torta de Climão, filosofando com dicas do que ler, ver e ouvir enquanto você tenta achar soluções para viver na era do aquecimento global e manter o otimismo em meio às mudanças climáticas! Tá difícil, mas eu tento!
Um pouco de política, um pouco de memes e ciência, não dizem que o segredo da vida é o equilíbrio? Então. Pedindo sempre paz em tempos de guerra, até porque guerra de sustentável não tem nada.
Estou aqui para quem sabe, talvez, ajudar, quem estiver interessado em saber mais e entender melhor esta loucura climática… dicas rápidas, onde ir, o que buscar enquanto passam as ondas de calor.
A mudança do mundo só virá com a transformação de ideais e de cultura.
Proibida a entrada de animais
Sempre que eu vejo esta placa eu fico na dúvida se eu posso entrar em algum estabelecimento. Afinal, somos todos animais. Alguns andam em duas patas, eretos, outros em quatro patas,
são mais peludos e falam outras línguas. Mas boa parte de nós, desta pare que se autodenomina “humanidade” e se acha muito inteligente, esqueceu que somos simplesmente mais uma espécie nesta estranha rocha azul que gira no universo.
Pensei muito sobre isso depois de uma viagem que fiz no início do ano com a minha minha querida cachorra, uma caramela clássica brasileira. Foram dois mil quilômetros para ver as mais variadas reações…
em especial para que muitos repetissem em meus ouvidos algumas máximas criadas pelos humanos para os bichos do tipo: “mas os cachorros tem que dormir no pátio, não com você” – muito útil a informação num mundo onde os apartamentos são cada dia menores e os alugueis cada vez mais caros. “Mas tu sabe que ela não é humana, né?” Pensei: será que entrei na fila de adoção de humanos, me deram um cachorro e não notei? E muitas outras falas neste estilo que não vou citar aqui.
Ter ou não ter animais em casa vai de cada um. No entanto, percebo neste conceito de que somos algo desconectados dos bichos, das plantas, da floresta, das águas, do fogo, do ar, um dos maiores erros da humanidade.
É nesta soberba de que humanos podem viver apartados dos outros seres com quem compartilhamos o planeta que vive uma das premissas deste caminho de autodestruição que vivemos agora.
Se formos a marte lá será um lugar bastante solitário, mesmo se enchermos o planeta de humanos, podem apostar.
Tudo isso me lembrou um resgate que acompanhei como fotojornalista e voluntária, da amada elefanta Rana. A jornada de Rana foi publicada no final de 2018 e é uma história que também demonstra quanto a nossa loucura humana por usar os animais como coisa pode dar trabalho. Foram 2700 quilômetros para transportá-la de Aracajú até o Santuário de Elefantes Brasil no Mato Grosso.
Uma viagem incrível que eu conto aqui: Depois de passar décadas em circos e zoos, elefanta Rana viaja 2,7 mil km por uma vida melhor.
Dia dos animais
E dia 14 de março é dia dos animais, quem me lembrou isso foi a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva. E o ministério vai promover uma atividade durante todo o dia sobre o avanço nesta importante pauta.
O @mmeioambiente promove um encontro para debater as ações voltadas para a proteção e o bem-estar dos animais.
O evento será realizado das 9h às 17h, no MMA, e terá transmissão pelo Youtube: www.youtube.com/@mmeioambiente.
Então é nosso dia também, diria o humano…
E você vai dizer, ah, mas pensando pela lógica que também somos animais então este dia também é nosso? Não, nós não merecemos homenagem, a humanidade faz coisas como esta situação gravíssima que está na matéria do Repórter Brasil: Carga de 19 mil bois do Brasil infesta o ar da capital da África do Sul (reporterbrasil.org.br)
Quando a relação é boa…
Quando homem e animal aprendem uns com os outros não só dá um belo documentário, como rende Oscar. O filme conta a história do cineasta sul-africano, Craig Foster que decide volta a mergulhar na praia onde viveu a infância buscando uma nova conexão com a natureza e a sua família. Ele decide então voltar a mergulhar todos os dias e acaba criando uma amizade com um polvo que vive na área. Inusitado e emocionante (vai cair lagriminha no final do filme, eu aposto) Assim é “Professor Polvo”, que está no Netflix e levou a estatueta de Melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar 2021.
Os animais falam outra língua…
Mas não significa que não se entendam com os humanos, tal como acontece em Professor Polvo. Golfinhos, baleias, todos tem uma linguagem desenvolvida, a questão é que nós humanos é que não entendemos. Quando minha cachorra late eu fico pensando que ela deve me achar uma ignorante por não entender o que ela quer dizer. Ela deve pensar “coitada não entende latido”.
Os animais já nos consideram como seu maior predador e saem correndo quando nos ouvem como mostra esta experiência noticiada pela Deutesche Welle Animais têm mais medo de humanos do que de leões – #shorts – YouTube
As orcas tem atacado barcos, elas quebram o leme para impedir a navegação, como se tivessem aprendido qual o ponto fraco do barco. Além disso, umas ensinam às outras como fazer isso.
Que maior prova de inteligência que isso?
E falando em Oscar e uma boa relação com os bichos
A participação do cachorro Messi, ator do filme “Anatomia de uma queda” foi um dos destaques da cerimônia deste ano. E eu coloco ele aqui porque é de longe a coisa mais
fofa que você vai ver hoje. Afinal, coluna sobre tema difícil tem que ter fofurice!
Sobre esta desconexão que precisamos retomar deixo aqui a fala do sempre citado na coluna, Ailton Krenak em um post da EcoUni (@ecouniversidade): “Fomos durante muito tempo embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso – enquanto o seu lobo não vem – fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo que eu consigo pensar é natureza”.
Ah, e só antes de ir..
Tem uma cidade que talvez tenha que mudar de lugar devido às chuvas no Acre, notícia que saiu semana
passada na Folha – Brasileia poderá mudar de lugar após cheia do rio Acre – 10/03/2024 – Cotidiano – Folha (uol.com.br), mas tudo segue na programação normal.
Muita chuva de um lado, muito calor do outro. Vem mais uma forte onda de calor esta semana, se cuidem bebam água e tomem cuidado especial com os bichinhos que sofrem muito com o calor como a minha caramela nesta foto abaixo.
Tem alguma ideia, crítica, sugestão? Quer divulgar alguma coisa aqui na coluna? Quer que mande a coluna no seu email?
Faz contato pelo email: tortadeclimaoextremo@gmail.com ou me segue lá no insta @gabidibella