Seu nome é New Balance 998.
Ele é assim porque foi feito com as sobras de outros tênis.
Cada par é único, graças à variedade dos materiais de origem,
que incluem malha, couro, espuma, solados e tiras.
Foram fabricados 2700 pares, cada um custando o equivalente a 180 dólares, quase mil reais. Esgotaram assim que foram lançados.
Um sucesso absoluto de público e crítica.
Em um primeiro momento, poderia parecer uma manobra esperta de marketing, combinando a cultuada cultura do tênis com uma campanha publicitária alinhada com os nossos tempos.
Mas, por trás da estética curiosa do New Balance 998 está um pensamento que envolve novos objetivos e iniciativas de sustentabilidade da empresa. Como a redução de dois dos materiais que mais causam impacto no clima: o couro e o poliéster. Seguindo sua política de Liderança Responsável, a New Balance promete utilizar 50% de poliéster reciclado
e 100% de couro ecológico até 2025. Entre outras ações, como reduzir
as emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030.
Além de ajudar a diminuir a enorme pegada da indústria da moda, esse movimento pode inspirar outras empresas a caminhar na mesma direção.
E isso, além de ser inteligente, é muito bonito.
texto: Simone Az
reportagem: Pedro braga