Você já se perguntou se assistir a seriados nos streamings da vida contribui muito ou pouco para o aquecimento global? A Netflix já!
A empresa revelou, pela primeira vez, seus índices de emissão de carbono – é o início de sua empreitada em direção à sustentabilidade.
Os dados divulgados indicam que 1 hora de Netflix em um único aparelho emite cerca de 100 gramas de carbono – o equivalente a um trajeto de meio quilômetro de carro movido à gasolina (etanol emite bem menos).
De acordo com a própria Netflix, em 2020, a pegada de carbono da empresa foi de aproximadamente 1 milhão de toneladas métricas de CO2e – as produções cinematográficas físicas respondem por 50% do total de emissões.
O site alemão JustWatch – plataforma de busca que aponta em quais serviços de streaming estão disponíveis séries e filmes – lançou uma função adicional: uma calculadora capaz de medir, com base no seu histórico da Netflix, a quantidade de gases poluentes que você emite ao assistir às produções cinematográficas. Para utilizá-la, é só baixar seu histórico de streaming em formato CVS e subi-lo na plataforma do JustWatch.
Até o fim de 2022, a Netflix promete “zerar” as emissões “líquidas” de gases do efeito estufa. Para isso, fará investiremos em projetos de compensação, como a proteção de florestas – inclusive as subaquáticas.
Texto: Pedro Braga