“Em uma manobra sem precedentes no mundo dos negócios,” escreve David Gelles, colunista do jornal @nytimes, o bilionário dono da fabricante de roupas Patagonia (@patagonia), junto com sua mulher e dois filhos, doaram a empresa inteira para o combate às mudanças climáticas. O nome do empresário “relutante”, para quem não sabe, é Yvon Chouinard, ambientalista e alpinista americano.
Yvon Chouinard, da empresa Patagonia de vestimentas e acessórios esportivos, doou sua empresa para o combate ao Aquecimento Global
A partir de agora todos os lucros da Patagônia, marca chique de vestimentos e acessórios esportivos, em torno de US$ 100 milhões por ano, serão destinados a entidades dedicadas a frear o aquecimento global. Nas palavras de Yvon: “Daremos a maior quantidade possível de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar o planeta”. Com isso, “esperamos contribuir para um novo tipo de capitalismo que não resulte em alguns poucos ricos e muitos pobres”, continuou Yvon.
Para tanto, a família do fundador da empresa abriu mão de todas as suas ações na empresa, cujo valor é de 3 bilhões de dólares, e deixou de ser uma das mais ricas dos Estados Unidos. As ações passam a ser administradas por um trust e organização sem fins lucrativos criados especialmente para esta finalidade. A reportagem completa pode ser lida aqui, em inglês.