Fervura no Clima e uma ilustração de turbina eólica.

#FervuraNoClima

INSPIRAÇÃO PARA ENFRENTAR O AQUECIMENTO GLOBAL

Fervura no Clima e uma ilustração de usina termelétrica sendo desativada.

O Relógio
do Clima!
SAIBA MAIS

Bolonhesa de lentilha

Que tal um molho fácil, saboroso e nutritivo, para enriquecer seus preparos de massas, polentas, cuscuz, tortas e o que mais sua criatividade permitir?!

Este molho “à bolonhesa” de lentilhas é muito simples de preparar e vai te surpreender com a riqueza de paladar.

Comecei cozinhando a lentilha (cerca de 250g), que ficou de molho – em água e um pouco de vinagre – durante a noite. Usei lentilhas francesas porque acredito que fiquem mais íntegras, mesmo depois de cozidas. Mas vocês podem usar a lentilha de sua preferência.

Cozinhei a lentilha em água, com algumas folhas de louro e uma colher de sobremesa de cominho em pó. Assim que levantou fervura, coloquei uma colher de café de sal, baixei o fogo, e a deixei cozinhando até ficar macia (cerca de 5 min).

Na sequência, passei para o preparo do molho de tomates. Refoguei ½ cebola, 1 alho-poró e 1 talo de salsão, em azeite de oliva. Quando estavam douradinhos, acrescentei duas folhas de louro, uma colher de café de páprica defumada e outra de cúrcuma.

Refoguei por mais um minutinho e incorporei uma lata de tomates pelados picados (eu não tinha tomates frescos maduros, neste dia, mas se tivesse, os teria usado). Mexi bem, temperei com sal e pimenta do reino a gosto e também coloquei uma colherinha de café de açúcar demerara.

Mexi, baixei o fogo, tampei a panela, e deixei o molho encorpando e ganhando sabor por cerca de 30 min. Vale ficar de olho, ir mexendo de vez em quando (para evitar que resseque e queime) e, se necessário, acrescentar um pouco de água ou caldo de legumes, caso o molho comece a ressecar.

Com o molho no fogo, levei 5 mini pimentões, cortados em tiras longitudinais, ao forno elétrico com azeite de oliva, sal e pimenta do reino, para assar.

Enquanto o molho encorpava e os pimentões assavam, preparei uma polenta daquelas pré-cozidas. Gosto muito da polenta instantânea da Paganini.

Misturei cerca de 1 ½ xícara de polenta, o caldo de legumes (desta vez eu tinha um caldo de legumes caseiro em casa que acabei usando no lugar da água e, acreditem, faz toda a diferença), seguindo as proporções indicadas na embalagem, uma pitada de sal, outra de cúrcuma, 2 colheres de sopa de nutritional yeast e um fio de azeite de oliva.

Mexi bem e deixei no fogo médio, mexendo de vez em quando, até começar a ferver. Assim que começou a fervura, baixei o fogo, e cozinhei por cerca de 5 min, mexendo-a até finalizar o cozimento. Antes de desligar o fogo, provei a polenta e corrigi o tempero (tive de colocar um pouquinho mais de sal).

Assim que o molho encorpou, coloquei a lentilha francesa já cozida (dos 250 g que cozinhei, separei uma xícara para o preparo de um homus e usei o restante para o molho), e os pimentões assados, mexi bem, provei e corrigi o tempero (sal e pimenta), e ainda coloquei algumas folhinhas de manjericão fresco (eu não tina salsinha nem cebolinha frescas, neste dia, senão os teria usado também).

Molho pronto, hora de servir! Num prato fundo, coloquei a polenta (ainda quentinha e cremosa) e sobre ela o molho de lentilhas.

Vocês também podem servir este molho com uma macarronada, com cuscuz, pode ser o recheio de uma torta, podem servi-lo de antepasto com algumas torradinhas, mudando um pouco as especiarias, podem usá-lo como molho chili, para servir com tortilhas… enfim, o importante é usar a criatividade de desfrutar novos sabores!

Espero que gostem, saboreiem e desfrutem esta comida tão acolhedora!

________________________________________________________________

Luciane Burmester, 45 anos, arquiteta à frente da LuBu Arquitetura, vegetariana há muitos anos, adora cozinhar, quer seja para si e sua família, quer seja para os amigos (nos saudosos tempos pré-Covid). Adora ler (romances históricos, principalmente) e assistir a séries. É “mãe” da Lola (in memoriam) e da Ginger (SRD recém adotada). Acredita que cozinhar seja uma forma de cuidar da gente, dos outros e, por que não, do planeta!

#segundasemcarne #vegana #receitas

Assine nossa Newsletter

Nós Não Enviamos Spam!

    Parcerias

    aceleração

    You don't have permission to register