Localizada em São Bernardo do Campo (SP), a companhia Eletra recicla caminhões velhos e os transforma em veículos elétricos. O processo é básico: no lugar do motor a diesel entra o conjunto elétrico – outros componentes, como suspensão, freios e chassi não são alterados.
O interessado em fazer a reciclagem informa a empresa quais são as necessidades do veículo e o projeto é desenvolvido com base no peso que o caminhão terá de transportar, nas rotas que percorrerá e na logística para fazer as recargas das baterias.
De acordo com a Eletra, o custo total do projeto varia conforme a necessidade do cliente e a autonomia do veículo. O que determina o preço é o conjunto de baterias – elemento mais caro do sistema. Uma conversão custa entre 50% e 60% do preço de um caminhão elétrico novo de mesmo porte.
Além de substituir as emissões de gases poluentes de um veículo a diesel (monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc) pelas baterias de lítio, o processo de conversão ainda evita que veículos virem sucata.