Cidades são normalmente mais quentes em relação às áreas circundantes devido à pouca quantidade de áreas verdes e à alta concentração de concreto, edifícios e asfalto.
Essas condições podem gerar um efeito chamado ilha de calor, que aumenta a temperatura e reduz a umidade do ar – mas é justamente na vegetação que pode estar uma solução para o problema.
Pesquisadores do Instituto de Ciência Atmosférica e Climática, ETH Zurique, encontraram evidências de algo que parece óbvio: árvores são capazes de reduzir o calor nas cidades.
Entretanto, os cientistas quiseram verificar qual seria a redução exata de temperatura em cidades e quais fatores podem influenciar nessa redução.
Foram analisadas as temperaturas da superfície terrestre e dados de cobertura do solo de 293 cidades europeias a fim de inferir o potencial das árvores urbanas para reduzir as ilhas de calor.
O estudo concluiu que a sombra, a transpiração e a capacidade das árvores de refletir a radiação solar são os principais fatores que amenizam a temperatura.
Os resultados foram publicados na revista Nature Communications, e revelam que grupos de árvores podem reduzir as temperaturas da superfície terrestre em cidades em até 12 °C.
Preservar a natureza é uma forma de garantir dias mais frescos!
Por Simone Az
#cidades #areasverdes