O time do Palmeiras é carinhosamente chamado de Verdão pelos torcedores. Mas o fato é que na Inglaterra existe um time “mais verde” ainda!
O Forest Green Rovers, time da 4ª divisão inglesa, foi considerado o clube de futebol mais verde do mundo (e aí @palmeiras ?) pela Fifa em 2017 e o primeiro time a se tornar neutro em carbono pela ONU em 2018.
Em agosto de 2010 o time deu o primeiro passo para se tornar uma instituição ambientalmente sustentável. Para evitar a falência do clube, Dale Vince – empresário do ramo de energias renováveis – se tornou o principal acionista e presidente do FGR.
E a consciência climática trouxe benefícios à equipe. Em 2017, o clube conseguiu o acesso pra a League Two – a quarta divisão do país – pela primeira vez em sua história.
O time oferece cardápio vegano para os atletas, ônibus elétrico e fontes limpas de energia para abastecer todas as instalações da equipe – a maior parte captada pelos painéis solares do estádio New Lawn.
O gramado, adubado com algas marinhas, tem irrigação com água coletada da chuva e os cortadores de grama funcionam com energia solar.
Os uniformes, que inicialmente eram produzidos com uma mistura de plástico reciclado e bambu, agora serão feitos a partir de borras de café.
Mas o grande projeto é a construção de um estádio feito exclusivamente de madeira e com capacidade para 5 mil pessoas.
O clube já tem a autorização do conselho distrital local para desenvolver o projeto. A perspectiva é de que as obras comecem ainda em 2021.
Texto: @xpedrobraga
#futebol #sustentavel #vegan #futuro #fervura_no_clima #mudançaclimática